17 março, 2009

Mais "usuários móveis" !

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa de mercado, a comScore, o número de usuários que utilizam artefatos digitais móveis para ter a acesso a informações e notícias dobrou no último ano:

"Between January 2008 and January 2009, the number of people who used their devices every day more than doubled, from 10.8 million to 22.4 million."

Muitos deles estão deixando de lado a primeira etapa de um "usuário móvel" que é o acesso a informação via Laptops e Notebooks para pasar para a segunda etapa que é acessar informações via smartphones, PDAs, etc.

Acesse aqui para ler a matéria na íntegra.

Wibree


Wibree, já ouviram falar? pois é uma tecnlogia a ser lançada pela Nokia e semelhante ao Bluetooth cria zona de conexão de baixa cobertura. Na verdade, essas dua tecnologias não serão concorrentes mas complementares, uma vez que o Wibree trabalha com cargas menores de energia e os chips são mais compactos:

"Both Wibree and Bluetooth allow devices to communicate via short-range radio signals. Bluetooth can be used to perform a variety of tasks, including sharing files between a PC and a PDA, downloading an address book into a cell phone from a PC, and transmitting a signal from a remote control to a television. The Bluetooth radio operates at 2.4 GHz, "hopping" rapidly around different bands close to that frequency to provide security and resistance to interference from other signals (see How Bluetooth Works to learn more). Wibree, it turns out, will use the same radio frequency as Bluetooth, a major advantage over competitors. Using the same basic mechanism for wireless communication will make it much easier for devices to build in both Wibree and Bluetooth compatibility."

Veja mais aqui

13 março, 2009

Mobile Marketing: Banco Real usa totens interativos em aeroportos

Mobile Marketing: Banco Real usa totens interativos em aeroportos: "

banco-real


O Banco Real está realizando uma campanha de mobile marketing desde o dia 7 de março nos aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro.


Quem circular pelo aeroporto irá encontrar totens touch-screen (são 13 totens espalhados nos aeroportos do RJ e de SP) onde poderão digitar o número de seu celular para receber um SMS com link para o hotsite mobile do Banco Real. A intenção dessa campanha é divulgar um novo produto lançado recentemente, o Kit Empresa.

"


(Via Mobilepedia.)

09 março, 2009

Apple segue tendência dos Netbooks?

Esta circulando um protótipo não oficial da Apple seguindo a linha dos Netbooks.

Saiba mais aqui

(Via Gizmodo.)

05 março, 2009

Comunicação Locativa de Nicho

Ontem em uma conversa com a responsável pela ação de Bluetooth Marketing realizada pelo Grupo A Tarde no Carnaval 2009 de Salvador, pude constatar mais uma evidência dessa forma de comunicação que tenho divulgado aqui no blog. Segundo ela, a ação não surtiu efeito, já que não houve nenhum comentário (feedback) por parte dos foliões que circularam pela Bluetooth Zone instalada na Barra (próximo à concentração dos blocos).

Bom, fazendo uma análise da situação e aplicando o conceito da Comunicação Locativa de Nicho podemos sugerir justificativas do insucesso da ação. Primeiramente, sem levar em conta a questão de segurança em relação a utilização dos aparelhos de celular no circuito do carnaval (apesar de outras ações utilizando este dispositivo tenho surtido efeito comprovando que alguns foliões ainda se arriscaram em levar os aparelhos), a insucesso pode ter sido ocasionado pela questão "locativa". A Bluetooth Zone foi implantada em um espaço híbrido descaracterizado uma vez que serve de passagem para foliões, trios, curiosos, etc. ou seja, não é um "lugar" estabelecido. Da mesma forma que o "público" que se encontrava nesse espaço não estava disposto a receber notícias, já que não havia um "contexto" para tal. O conceito de nicho também é afetado uma vez que temos uma massa de foliões e não propriamente um nicho. O carnaval já é por si só é um evento de caráter massivo. Apesar de algumas experiências em lugares "massivos" como em estádios, por exemplo, tenham surtido efeito desejado por que o conteúdo enviado era de interesse do "grande público" torcedor.

Talvez essa mesma justificativa sirva para o insucesso da primeira experiência (digo insucesso, porque não me chegou informações de outras ações do mesmo tipo) do Bluetooth Marketing através do Outdoor Interage, já que as pessoas que passavam pelo Outdoor recebia uma informação descontextualizada, ou seja, o local da ação era inadequado.

Por enquanto são apenas elocubrações para chegar em alguma conclusão daqui a dois anos quando encerra meu prazo de doutoramento.