31 outubro, 2008

Bluetooth MKT no Salão do Automóvel

Aqueles que estiverem sonhando em levar os carros no salão do automóvel para casa podem se contentar com alguns vídeos deles. Uma ação de Bluetooth MKT está enviando vídeos e outros produtos para os celulares dos visitantes Veja trecho da matéria da folha online:

"Um vídeo apresentando as principais novidades do evento será distribuído aos visitantes que ativarem o sistema de seus aparelhos durante o evento. Para a ação, três zonas Bluetooth foram montadas, na entrada da feira, na praça de alimentação e na área de venda dos ingressos.

Um banner fixado na entrada da feira convida os visitantes a interagirem com a publicidade móvel."

23 outubro, 2008

Zona de Áudio Bluetooth



Uma saída muito interessante que pode ser aplicada de diversas formas. Inicialmente pensada para video conferências, estes sistemas de distribuição de headphones via bluetooth pode ser utilizado por exemplo em circuitos internos de TV. Se por acaso não consigo ouvir a TV que está ligada por que o ambiente é muito barulhento posso utilizar meu headphone bluetooth para me conectar a ela, facilitando a compreensão auditiva. Essa é uma das muitas outras possibilidades que podem ser pensadas utilizando este dispositivo chamado Phoenix !!! Mais informações no site do fabricante Callpod.

22 outubro, 2008

Filtragem por Conteúdo Locativo



Um post muito interessante, que (ao meu ver) está muito relacionado com a discussão que ocorreu no GPC no último dia 15/10 sobre os usos e práticas da tecnologia bluetooth na comunicação contemporânea, vem do blog/fonte de pesquisa do Prof. André Lemos, o Carnet de Notes. O autor do post Vicente Maher traz um conceito chamado "Locative Content Filtering" que se aproxima muito do conceito que apresentei cha,ado de Comunicação Locativa de Nicho, nos quais o local define (ou filtra) o conteúdo que circula naquele ambiente:

"Place and time are two of the most important pieces of meta-data associated with content because they directly relate to relevance, before personal interest and taste. As an example, someone may not be generally interested in crime news, except when it happens next door to them. They may not be interested in restaurant reviews, unless the restaurant is nearby."

Outras questòes também começam a surgir, principalmente, quando tratamos desta relação entre tempo e espaço aliada à mobilidade. Ampliando o conceito que foi aplicado ao jornalismo, vejam este projeto da universidade de michigan chamado Talking Points (foto) que utiliza a conexão bluetooth para enviar informações sobre bares, restaurantes, etc. naquela rua, por exemplo. Vejam o vídeo abaixo:



Ok, muto trabalho pela frente... eis a pesquisa !!!!

13 outubro, 2008

Notebook com Tecnologia 3G



A Vivo em parceria com a Positivo vai lançar no mercado um notebook que permite a conexão com tecnologia 3G, apelidado de Netbook. Essa experiência foi realizada com sucesso em Portugal com o Netbook Magalhães. Isso dará mais mobilidade ainda ao dispositivo, já que não será necessário o acoplamento de modens portáteis 3G. Leia um trecho da matéria:

"O objetivo da Vivo é contribuir para a massificação do acesso à banda larga móvel no Brasil, através da venda, a preços acessíveis, de computadores portáteis com ligação à internet", afirmou o presidente da Vivo, Roberto Lima.

06 outubro, 2008

Mobile Vote !!!

Depois do teste com biometria, o TSE prevê para as próximas eleições o voto em mobilidade para aqueles que estão em trânsito. Trecho da matéria:

"De acordo com o presidente do TSE, tão logo termine esse processo eleitoral, o Tribunal tem o propósito de viabilizar a concepção e a operacionalização de uma tecnologia eletrônica que permita ao brasileiro votar no lugar em que estiver. "

03 outubro, 2008

Publicidade nas Mãos dos usuários: Fenômenos de Massa???

Gente, é meio desconcertante se deparar com declarações realizadas por profissionais da comunicação que não tem o mínimo cuidado no momento de conceituar sua falas. Imagine que o título da matéria é "Publicidade deve se aproveitar de fenômenos de massa em meios virtuais". A matéria se baseia na descrição de uma campanha de marketing viral utilizando um vídeo que circulou pela internet (virtual?) antes de ir para a TV. O que me intrigou foi a seguinte declaração: "Este vídeo na mão dos internautas ganhou diversas versões que mantiveram a marca do produto". Será que é esse fenômeno de massa que ela se refere???? Um pouco de informação sobre o que é um fenômeno de massa iria contribuir para maior esclarecimento da matéria. Ora, se o vídeo está "na mão dos internautas" como podemos ter um fenômeno de massa???? Qual a condição para um fenômeno de massa ter essa denominação? É só atingir muita gente???? Para aqueles que quiserem ler mais sobre a matéria e tirar suas conclusões, por favor não se esqueçam de me enviar seus comentários !!!! Mas não necessariamente massivos?!?!?! hehehehehe

Nokia 5800: Concorrente à altura do iPhone?!?!


Nokia laça smartphone que parece ser o grande concorrente do iPhone. Com tela Touch Screen, o 5800 vem com câmera de 3.2 megapixels, wi-fi, GPS, 3G... leia trecho do Gizmodo:

"Other touch-specific additions are a new Contacts bar similar to T-Mobile's myfaves that can replace application shortcuts—giving quick access to calling or texting your four favorite folks, as well as the option to add an RSS feed of that person's blog or Twitter updates."

Para ler mais sobre o Nokia 5800.