30 julho, 2008

Mobile Learning: Apple e Educação via iTunes Store


Agora a gigante quer atacar o conteúdo acadêmico oferecendo através do iTunes aulas de variados temas, cursos de idioma, audiobooks direto para iPods, iPhones, macs e pcs. São mais 50.000 títulos em arquivos de áudio e vídeo educacional.
____________________________________

Learning takes action.

Students and teachers already use mobile technology in almost every aspect of their daily lives. Now schools can tap into that enormous opportunity for learning by providing continuous access to educational materials, along with easy ways for learners to connect, collaborate, and share.

More pedagogical, less technological.
From hardware to software, Apple offers a seamless, end-to-end mobile learning solution that’s easy to use for students and teachers, and cost-effective for school administrators.

Mobility gains momentum.
Teachers and students can use MacBook to create content with iLife ’08, then sync to the mobile device that best suits their needs. MacBook is lightweight and mobile, while iPod and iPod touch — that you load with iTunes and education content — allow for immediate, on-the-spot learning opportunities.

Mobile Marketing na Rede Ibis

Em alguns posts tenho tentado demonstrar o potencial da tecnologia Bluetooth para envio de informações de forma personalizada, segmentada e individual, características do que vem a ser a pós-massividade na comunicação contemporânea. Em uma ação de Mobile Marketing, a rede de hotéis Ibis está utilizando a conexão bluetooth para enviar informações, promoções, dicas, etc. para os hóspedes desde o momento em que adentram o hotel. Para eles a ação também aproxima a marca da rede às novas tecnologias e a modernidade. Essa vem do Convergência Digital...
_____________________________________

Rede Ibis adota mobile marketing em SP
Da redação

A rede Ibis realiza uma ação pioneira de mobile marketing para relacionamento com o hóspede, na recém-inaugurada unidade no Morumbi. Elaborada e executada pela Ei Movil, empresa especializada em marketing e entretenimento pelo celular, a campanha tem como objetivo impactar o hóspede desde o momento em que ele chega ao hotel.

A ação, realizada por meio da tecnologia bluetooth, será composta por mensagens de boas-vindas, dicas culturais e de passeios e promoções do restaurante do hotel e de lojas dos shoppings da região. Segundo Claudia Barros, gerente de comunicação da rede Ibis, a proposta da cadeia de hotéis com a campanha é firmar a rede como uma empresa prática, moderna e que busca, todos os dias, inovações para os seus clientes, além de proporcionar um maior contato com a marca.

"A ação possui características de modernidade e inovação muito alinhadas às novas tecnologias e ao produto Ibis . Procuramos acompanhar a evolução do mercado e dos nossos clientes, oferecendo a eles produtos e serviços que atendam e surpreendam as suas expectativas", diz a executiva.

A Ei Movil, responsável pela ação, elaborou o planejamento da campanha, a mecânica via bluetooh, a arte e o conteúdo das mensagens e realizou as negociações de parcerias para as promoções, já fechadas com as lojas Hering, Fnac, Vitamina, World Tennis, Track&Field, Binne Calçados, Luigi Bertolli e Hell Quick, todas do Shopping Morumbi.

Para Fábio Cardoso, diretor da Ei Movil, a ação permite que se coloque em prática todas as ferramentas de uma campanha de mobile marketing. "Acreditamos que a iniciativa passa aos hóspedes a imagem de uma companhia moderna e que está ligada às novas tecnologias existentes no mercado", completa Cardoso.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Ei Movil

29 julho, 2008

Novos Número de Celulares no Brasil

Essa vem do UCEL...
____________________________________

Brasil Chega A 133,2 Milhões De Celulares

Dados preliminares divulgados pela Anatel indicam que o Brasil terminou o mês de junho com 133,2 milhões de celulares, representando adições líquidas de 2,6 milhões de celulares no mês e uma densidade de 69,5 cel/100 hab. (celulares para cada 100 habitantes). Isso quer dizer que o ritmo continua acelerado se compararmos ao mesmo mês de 2007 quando as adições foram de 1,6 milhões. A porcentaem de celulares pré-pagos continua com baixa variação e fechou julho representando 81,03% do total.

A tecnologia GSM como é de se esperar continua crescendo, enquanto AMPS, CDMA e TDMA apresentam queda mês após mês. No entanto o que chamou atenção nos números divulgados pela Anatel foi que, a partir de agora, ela apresenta o total de celulares WCDMA, o que nos permite acompanhar também o crescimento da tecnologia 3G que atualmente possui 1.989 clientes.

Bluetooth é um mercado promissor !

É o que afirma a notícia divulgada pelo site Digital do jornal O Globo. Segundo a empresa de consultoria IDC, a venda de aparelhos com essa tecnologia além da crescente integração com as redes locais sem fio WLAN são indicadores desse mercado promissor para os fabricantes de chips para essa finalidade. Veja um trecho:

"Para o IDC, à medida que as especificações de uso para WLAN e Bluetooth continuam a evoluir, a demanda por essas tecnologias deve mantêlas como boas oportunidades para fabricantes nos próximos anos"

Leia aqui a notícia na íntegra.

Projeto WiFi Livre


Um projeto semelhante ao wifisalvador desenvolvidos pela ONG Meninos do Morumbi. No site é possível cadastrar hotspots em diferentes categorias de todo o país.

22 julho, 2008

Copacabana WiFi !!!

A partir de hoje, 22/07, os usuários de dispositivos móveis com conexão wifi poderão acessar à internet em plena praia de copacabana. O acesso, por enquanto, somente numa faixa da orla, até o final do ano que vem, segundo a secretaria de ciência e tecnologia, em todo o estado. Leia post do Folha On Line:

Praia de Copacabana estréia rede de internet sem fio

da Folha Online

O Rio inaugura nesta terça-feira (22) o sistema de internet sem fio na praia de Copacabana. Por enquanto, a rede estará disponível em uma parte da praia, mas o governo do Estado promete que até o fim de agosto toda a orla receba o sinal, com cobertura na avenida Atlântica, podendo alcançar trechos de algumas ruas transversais.

Com o serviço, quem tiver um computador habilitado para receber esse tipo de conexão poderá acessar a internet banda larga gratuitamente nessas regiões. Copacabana será o primeiro local no Rio a receber a rede Wi-Fi. A expectativa é que todo o Estado tenha cobertura sem-fio até o fim do ano que vem.

Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio, a decisão de dividir a implantação do projeto em duas partes foi tomada para verificar a demanda pelo serviço na primeira etapa. Conforme o tráfego registrado, serão feitos ajustes e correções. O projeto foi financiado por meio da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Copacabana foi escolhida para o início do projeto em razão de seu potencial turístico e também pela necessidade de aumento da segurança --com o uso da rede, segundo o governo do Estado, será possível melhorar o monitoramento da região.

"A implantação dessa tecnologia de ponta traz benefícios para várias áreas, como turismo, segurança, ensino e comércio. Será possível, por exemplo, um comerciante comprar e vender seus produtos pela rede, diminuindo, dessa forma, seus custos em até 20%", afirma o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, em nota.

11 julho, 2008

Mobile Tricks: Celular fazendo mágica (literalmente!)


Não é a conexão em altíssima velocidade ou as ferramentas disponíveis, os celulares tb estão sendo usados para fazer mágica, como mostra a matéria da folha on line. Veja um trecho:

"Tem celular que faz mágica. E isso não é uma expressão para definir um modelo sofisticado. É o que qualquer pessoa pode ver no novo canal do YouTube dedicado aos truques com portáteis, o Mobile Tricks."

10 julho, 2008

Bluetooth como uma característica necessária do celular

Uma pesquisa realizada pela ABI research aponta a conexão bluetooth como uma das três características essenciais no momento da compra dos aparelhos celulares. Veja o post do site UCEL
____________________________________

Quais As Principais Características Que Um Celular Deve Ter?

Segundo uma pesquisa divulgada pela ABI Research feita com mais de 1400 usuários em sete paises, as três características essenciais nos próximos aparelhos a serem adquiridos pelos usuários são câmera, bluetooth e funções de rádio e música. O principal desejo é o de telefones com câmera de 2 ou mais megapixels com 47% dos votos, seguido por Bluetooth com 34% e funcionalidades de música/rádio FM com 32%. Atualmente as três características mais comuns nos aparelhos dos entrevistados são: jogos (64%), acesso à Internet (61%), e câmeras com mais de 2 megapixels (58%).

Segundo um dos executivos, "o estudo identificou alguns resultados surpreendentes de diferenças entre os mercados. Telefones com câmera, por exemplo, foram duas vezes mais importantes para os consumidores em Taiwan contra os consumidores dos EUA. Do mesmo modo Bluetooth é considerado essencial pelos assinantes da Europa Ocidental e de Taiwan, mas nem tanto no Japão e na Coréia do Sul."

A pesquisa ainda revelou que os consumidores de todos os mercados maduros escolhem a sua operadora baseados no "básico", o preço, amigos/familiares na mesma rede, e a cobertura da rede. O interesante é que características como jogos e acesso à Internet também estão no topo da lista das funcionalidades que os assinantes têm em seus aparelhos, mas nunca no topo da lista de funcionalidades utilizadas. As características tidas como menos fundamentais em um aparelho foram Wi-fi e TV no celular.

Crescimento da Mobile Internet

Um artigo publicado no site da BBC destaca o excelente momento da Mobile Internet no mundo. Um ambiente propício para isso se dá a partir do aumento do número de artefatos digitais móveis de fácil manuseio, a alta velocidade de conexão e também aos pacotes que dão acesso ilimitado. Veja um trecho do artigo:

"In the US, the number of people using the mobile web has increased from 22.4 million in 2006 to more than 40 million today.
However, the firm found that roughly 95 million Americans were paying for mobile web access but did not necessarily use the service.
"The mobile internet is often included as part of a larger mobile media package," the report said.

Para ler todo o artigo: http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7499340.stm

07 julho, 2008

HQ em Celular !!!


Bom, é chamada convergência, não é isso? Depois dos filmes, novelas, podcast, rádio, tv, revistas, etc. agora os celulares podem receber história em quadrinhos. Vejam post do blog no site ucel
____________________________________

Histórias em quadrinhos em geral são a mais nova aposta dos operadores para aumentar ainda mais o uso de seus serviços. A tendência é de que as editoras digitalizam cada vez mais seu conteúdo para faturar com os consumidores mais aficionados por celulares do país asiático, para que as revistas possam ser carregadas e lidas em qualquer lugar e ocasião. Títulos mais famosos já têm sido muito bem aceitos entre os jovens asiáticos, Homem-aranha e Super-homem são exemplos disso, além dos inúmeros mangás.

Segundo a empresa de Internet e mídia Impress R&D, o mercado de publicações móveis dobrou o faturamento no último ano fiscal para 22 bilhões de ienes (US$ 204 milhões). Enquanto no Japão a utilização de e-mails, download de músicas e navegação na Internet já são populares, os analistas apostam que os quadrinhos sejam o próximo grande segmento, reforçado pelo recente aumento no número de títulos para uso móvel.
Com a movimentação do mercado na direção de aparelhos com telas cada vez maiores e mais nítidas como o iPhone e outros que estão aparecendo, esta prática deverá aumentar muito. "As telas maiores e melhores em novos celulares irão ajudar os quadrinhos a se popularizarem nos telefones móveis" eclarou o analista Hiroshi Yamashina, do Nikko Citigroup".

Bluetooth News no Globo Universidade


Foi ao ar no dia 05/07/08, o programa Globo Universidade, da TV Globo, que destacou as pesquisas do Centro de Estudos e Pesquisa em Cibercultura - Ciberpesquisa da UFBA com a participação do coordenador do -Centro e do Grupo em Cibercidades, André Lemos e Macello Medeiros, Karla Brunet e Fernando Firmino. São quatro matérias-entrevistas. André Lemos discorreu sobre a criação do Ciberpesquisa em em 1996 por ele e por Marcos Palacios e os três grupos de pesquisa vinculados Jornalismo Online, Internet e Política e Cibercidades e a importância do centro na formação de recursos humanos de ponta que possam replicar estas pesquisas por outras universidades como as relacionadas às tecnologias móveis e conexões sem fio; Macello Medeiros destacou seu projeto Bluetooth News que utiliza a tecnologia bluetooth para emissão de notícias para celulares sem o controle de operadoras e de graça; Karla Brunet falou sobre as novas práticas com a fotografia digital, principalmente a partir das câmeras embutidas nos celulares que geram uma interação maior com o espaço urbano; e Fernando Firmino contextualizou o uso de tecnologias móveis e conexões sem fio na formatação de uma estrutura para o repórter em campo atuar no jornalismo móvel. A edição do programa abordará as pesquisas sobre cibercultura e tecnologias móveis desenvolvidas pelo Grupo.

O programa
O programa Globo Universidade estreou em abril deste ano com o objetivo de mostrar as inovações no ensino e pesquisa das universidades brasileiras e do exterior. É apresentado todos os sábados na TV Globo, às 7h15, e às 13h05, na Globo News, com reprises na quarta-feira no Canal Futura às 16h30. As edições do programa também ficam disponíveis na íntegra no site do Globo Universidade.

05 julho, 2008

Graduação Tecnológica em Produção Audiovisual


Está sendo lançada uma Graduação Tecnológica em Produção Audiovisual no Centro Universitário Jorge Amado. É uma graduação (Nível Superior) em 2 anos, com ênfase na TV e no vídeo digital, de um modo geral. Faço parte da equipe que formulou a proposta pedagógica do curso e acho que, se rolar, vai ser bacana. As inscrições estão abertas até o dia 09/07.

Se você conhece alguém potencialmente interessado nesse tipo de formação, indique uma visita ao endereço http://www.jorgeamado.edu.br/novos_cursos/cursos-tec-audiovisual.html

Bem vindas serão dicas de sites, blogs, comunidades virtuais, enfim, nas quais vcs achem que vale a pena fazer circular a informação.