30 maio, 2008

Mudanças de Comportamento

Depois do relógio, do despertedor, do radinho de pilha, da câmera fotográfica, agora o celular substitui o MP3, detalhe: são praticamente da mesma geração !!!!!
__________________________

Celular substitui MP3 player, diz análise
Reuters

DENVER - Talvez não haja aparelho que tenha exercido maior impacto sobre o uso de música em rede móvel do que o iPhone.

Embora apenas 6,7 por cento do total de usuários de celulares do mundo empreguem seus aparelhos para ouvir música, o total sobe a 27,9 por cento entre os usuários de celulares inteligentes e a notáveis 74,1 por cento entre os proprietários de iPhones, de acordo com a M:Metrics e a Billboard.

A maior parte da música ouvida, no entanto, é transferida de computadores, e não adquirida pelo celular e baixada sem fio. Isso pode mudar a partir da metade do ano, quando a Apple lançar o que muitos esperam seja uma nova versão de seu marcante aparelho, dotada de acesso de terceiro geração (3G) e alta velocidade às redes sem fio.

A empresa ainda não fez anúncio oficial, mas os sinais indicam um lançamento no começo de junho. A Apple já deixou de reabastecer os estoques do varejo com a versão atual do iPhone, o que, segundo os analistas, é sinal seguro de que a nova versão está para chegar. A Worldwide Developers Conference da Apple está marcada para 9 de junho, e o presidente-executivo Steve Jobs fará a principal palestra.

Os modelos de iPhone existentes se conectam a uma rede existente, mais antiga, mas compensam essa deficiência com o acesso a redes de Internet Wi-Fi, de velocidade mais elevada. As pessoas que usam o iPhone para baixar música do portal iTunes, por exemplo, devem usar essa conexão Wi-Fi. Embora certamente mais rápida do que as redes de celulares convencionais, uma rede Wi-fi oferece alcance menor.

A Apple vendeu mais de cinco milhões de iPhones em todo o mundo, mas muitos compradores conhecedores de tecnologia decidiram esperar uma versão 3G antes de comprar. Atualizar o iPhone para o padrão 3G é considerado crucial caso a Apple deseje cumprir sua meta declarada de vender 10 milhões de aparelhos este ano.

Mesmo que a Apple atinja a meta, o iPhone ainda assim representaria apenas cerca de um por cento dos celulares novos em operação. Para o setor de música, por mais significativas que sejam as porcentagens de uso musical do aparelho, o mais importante é que os concorrentes se sintam inspirados a atingir o mesmo patamar.

Mobilidade: esse é o caminho da internet!

Para mostrar que estamos no caminho...
_________________________

Internet móvel ultrapassará web convencional, diz Google
THIAGO FARIA
da Folha Online

O número de usuários que acessam a internet via dispositivos móveis vai ultrapassar os que acessam de forma convencional, como em casa ou em LAN houses. É o que afirma o diretor de desenvolvimento de negócios do Google Brasil, Leonardo Tristão, baseado em pesquisas da empresa de internet.

Tristão participou ontem (13) da 7ª edição do Tela Viva Móvel, evento que reúne as principais empresas de serviços e entretenimento móvel. Durante o encontro, representantes de empresas como Google, Yahoo!, Claro e Nokia apresentaram sua visão a respeito da mobilidade na era do iPhone.

Para o diretor do Google, o telefone da Apple é justamente um dos responsáveis pela expansão do acesso à internet via celular. "O iPhone explodiu o acesso de internet móvel por conta de sua usabilidade", afirma Tristão. Ele não dá uma data para a ultrapassagem da web móvel sobre a convencional.

O prognóstico do Google também é compartilhado por Valter Wolf, da Nokia Siemens Network, empresa resultante da fusão do grupo Siemens e da fabricante Nokia para as atividades de infra-estrutura e serviços de redes de comunicação.

Segundo pesquisa da empresa que deve ser divulgada no próximo mês, apenas 6% dos cerca de 125 milhões de usuários de celulares no Brasil utilizam a internet pelo aparelho. "Quando este número chegar a patamares maiores, como 20%, teremos um universo bastante significativo", afirma Wolf.

Segundo a Ibope/NetRatings, o total de internautas ".br" que acessam de pontos fixos é de 40 milhões de pessoas.

Wolf estima que a mudança deve ocorrer em cerca de cinco anos, sendo influenciada pela popularização da tecnologia 3G. "Usuários querem ter no celular os mesmos serviços de internet que têm no PC", diz.

Um rápido panorama atual 3G

Só para entender como está a tecnologia 3G no Brasil... Agora fica a pergunta: por que a única não oferece é a OI? Será por causa da Velox?????
_________________________

Conheça os serviços de banda larga móvel via redes 3G
Por Daniela Moreira, editora assistente do IDG Now!

São Paulo - Brasil Telecom, Claro, TIM e Vivo já oferecem planos de internet rápida. Saiba quais são os serviços, seus preços e vantagens.

Com a recente estréia de novas redes de terceira geração (3G), que oferecem velocidades mais rápidas de conexão, os serviços de banda larga móvel se preparam para decolar como alternativa às conexões rápidas baseadas em redes fixas já disponíveis no mercado.

Quatro das cinco maiores operadoras do País - Brasil Telecom, Claro, TIM e Vivo - já estão oferecendo serviços que permitem conectar desktops e notebooks à internet por meio da rede celular, com diferentes opções de velocidade, limite de transferência de dados e preços.

iPhone 3G... 9 de junho????

Rumores levam a crer que o iPhone 3G será lançado em 9 de junho, data marcada para uma apresentação pública de Steve Jobs.
_________________________

Fortune reúne pistas que reforçam hipótese de lançamento do iPhone 3G
Por Redação do IDG Now!

São Paulo - Reportagem da revista aponta indícios de que 9 de junho tem tudo para ser a data de lançamento da nova versão do celular da Apple.

A revista Forbes reuniu em uma reportagem evidências de que o novo iPhone deve ser realmente lançado no dia 9 de junho, data em que Steve Jobs tem uma apresentação pública marcada.

Entre os indícios citados pela revista está o aumento nas despesas de Steve Jobs com avião, que aumentaram para 550 mil dólares no primeiro trimestre, de 203 mil dólares no trimestre anterior.

GPS contra buracos !!!

Excelente idéia para Salvador que tem em cada esquina um buraco !
_________________________

Rota GPS, o navegador para sair dos buracos

A nova versão do navegador Rota GPS, da Robotron, tem um banco de dados com pontos perigosos, como buracos, quebra-molas e faixas de pedestre.

Quando o motorista se aproxima dos lugares cadastrados, o aparelho emite um sinal sonoro e mostra um aviso na tela. Radares e postos de fiscalização também estão no cadastro.

A empresa atualiza os pontos mensalmente, e o usuário pode baixá-los pela internet. Para usar o serviço, é preciso pagar uma taxa anual de 130 reais. Além disso, o próprio motorista pode acrescentar locais perigosos manualmente.

No mais, o Rota GPS é um equipamento comum, com 269 cidades navegáveis e 587 mil pontos de interesse, como restaurantes e hotéis. Ele mede apenas 9,4 por 9,0 centímetros e tem uma tela touch screen de 3,5 polegadas.

O produto custa 999 reais e vem com um cartão de memória SD de 1 GB.

O WiMax está chegando !

Então, depois do WiFi agora será a vez do WiMax chegar ao Brasil. Qual a diferença? Maior cobertura, portanto mais oportunidades para acessar à internet sem fio via hotspots.
_________________________

Embratel promete WiMAX nas capitais até julho
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

SÃO PAULO - A Embratel, do grupo Telmex, decidiu ampliar seu investimento na tecnologia WiMAX.

A expectativa da empresa, que já inaugurou serviços WiMAX em Belo Horizonte, é levar a infra-estrutura de banda larga sem fio para 12 capitais brasileiras até julho deste ano.

As cidades de Belém, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio, Salvador, São Luiz e São Paulo serão incluídas na lista das capitais que receberão os rádio-transmissores da WiMAX da Embratel.

A empresa é uma das poucas teles no país que possui licença da Anatel para explorar a tecnologia sem fio. A agência reguladora deve liberar novas licenças em leilão ainda este ano.

A estratégia da Embratel com os investimentos em WiMAX é antecipar-se, oferecendo o serviço de banda larga sem fio com mobilidade antes de seus competidores.

Notebooks 3G estão chegando !!!!

Em breve teremos placas 3G nos notebooks podendo assim usufruir da tecnologia mais avançada atualmente, como afirma o artigo da computerworld abaixo:
_________________________

Gartner: empresas vão apostar em laptops com 3G em 2009
Por Redação do COMPUTERWORLD

Segundo a consultoria, queda nos preços e evolução da tecnologia justifica a adoção de notebooks com 3G embarcada.

Segundo o Gartner, laptops prontos para as redes de terceira geração de telefonia móvel (3G) logo serão interessantes para muitas empresas. Atualmente, ressalta o instituto, os custos da tecnologia têm dificultado sua adoção.

As novas políticas de preços e avanços tecnológicos vão forçar mudanças de estratégias, afirmou Ken Dulaney, vice-presidente do Gartner. Ele afirma que o uso de placas 3G embarcadas nos notebooks não vinha sendo recomendado por conta da falta de cobertura global, dos custos altos e da falta de proteção a ativos.

Para a empresa, até o final de 2008, a queda nos preços e as novas tecnologias devem eliminar os problemas. As corporações devem considerar a compra de laptops com 3G embarcada para funcionários que viajam de maneira constante em 2009, disse o Gartner.

Outro estudo, feito pela empresa de pesquisas ABI, aponta que modems 3G vão chegar a 200 milhões até 2013. No ano passado, as vendas desses equipamentos cresceram 300%, impulsionadas pelos mercados doméstico e de pequenas empresas.

Atualmente, as placas 3G são limitadas a tecnologias e operadoras específicas, o que significa que o usuário não pode simplesmente trocar o cartão ao se movimentar para uma área não coberta por determinada prestadora de serviço.

Ao mesmo tempo, é difícil justificar gastos de, em média, 600 dólares ao ano, sem contar os custos de roaming. Novos chipsets que combinam múltiplas tecnologias e freqüências agora podem oferecer cobertura global e garantia de ativos de, pelo menos, três anos de uso. Além disso, as operadoras estão começando a reconhecer o valor de sair apenas do modelo de contratos de dois anos para incluir taxas por dia ou por mês.

Os analistas do Gartner acreditam que essas mudanças não só vão trazer justificativas econômicas, mas também fomentar novos modelos de entrega dos serviços similares aos hot spots wi-fi, com o usuário podendo se conectar sob demanda usando um cartão de crédito.

25 maio, 2008

"Bluetooth News" na Prática !!!

Bom, para quem não sabe tenho um projeto junto ao CEI/Grupo A Tarde (Centro de Exelência da Informação) chamado "Bluetooth News", um sistema de distribuição de conteúdo jornalístico via conexão bluetooth. Infelizmente, ainda não tive sucesso na sua implantação, mas podemos ver que existem outros grupos de comunicação (BBC!!)pondo em prática a idéia (a se idéia pudeesse ser registrada... rs). Segue abaixo a notícia enviada por Fernando Firmino (valeu, amigo):
___________________________

La BBC especializa y diversifica sus contenidos móviles

Enviado el 21 Mayo 2008 en Sin categoria, Móviles por Juan Miguel Aguado

BBC Mobile, con casi 3 millones de usuarios únicos por mes, ha lanzado una versión mejorada para PDAs y smartphones como parte de una apuesta decidida en 2008 por los contenidos móviles. Según The inquirer, esa estrategia de desarrollo de contenidos móviles incluye la edición de versiones especializadas en deportes (centradas en el fútbol, Wimbledon y los Juegos Olímpicos de Pekín) y el uso de modalidades de conectividad alternativas. Entre estas últimas estaría la distribución de contenidos a través de Bluetooth en estadios y localizaciones estratégicas.

La distribución de contenidos móviles por Bluetooth es ya una práctica contrastada en el territorio de la publicidad, y empieza a ser un horizonte de interés para la información móvil vinculada a contenidos y servicios de marca. En el Metro de Chile, por ejemplo, la agencia publicitaria OMD distribuye contenidos promocionales de TVN. El siguiente paso es que los propios medios comercialicen contenidos con publicidad a través de Bluetooth. El otro camino es el del WiFi. Recientemente la EMT de Madrid ha prometido WiFi gratuito a los usuarios de los autobuses públicos madrileños. Ahora podremos conectarnos a los medios a través de nuestro dispositivo móvil mientras viajamos al trabajo… ¿Se resentirá 20 minutos?

23 maio, 2008

Uma Pseudo - TV Móvel...

Na verdade o que parece é apenas uma forma de acessar os mesmos canais de sua casa através de uma caixinha que não faz nada mais que desviar o sinal da sua TV para seu celular... bom, quais os benefícios disso? Acho que uma das vantagnes que a TV móvel traz é o conteúdo on demand, permitir ao usuário "assistir" conteúdo de forma descentralizada, mas fica a pergunta: ainda assim é televisão????
___________________________

Assinantes da TVA poderão ter TV no celular ou no laptop

RODOLFO LUCENA

Enviado especial da Folha de S.Paulo a Barcelona

Os assinantes da TVA poderão em breve ver seus canais de TV prediletos diretamente em seu telefone celular ou no laptop, a partir de qualquer lugar do mundo. Isso porque a empresa fechou acordo com a Sling Media, que produz um aparelho que faz a conexão dos mundos televisivo, internético e celular.

A informação foi divulgada na terça-feira (12), no Mobile World Congress, em entrevista exclusiva com Viresh Prashar, diretor de desenvolvimento de negócios da Sling Media. Ele disse também que a empresa pretende atuar mais agressivamente no mercado latino-americano e, em especial, no brasileiro.

O produto é uma caixinha preta do tamanho aproximado da metade de um tijolo comum. Ela tem entradas e saídas que possibilitam a conexão com a TV e com a internet, passando a ter um endereço próprio, que pode ser acessado com um aparelho móvel qualquer.

Assim, equipado com software especial, seu laptop ou smartphone pode exibir o canal que esteja sendo mostrado no momento na sua TV ou mesmo trocar de canais.

Na feira em Barcelona, a Slingbox estava sendo demonstrado no estande da Blackberry, onde foi realizada a entrevista com Prashar, mas o software SlingPlayer Mobile pode ser usado em uma série de telefones inteligentes e assistentes digitais pessoais (PDAs), além de funcionar também em computadores portáteis.

Como cada caixinha tem um endereço único, o usuário que estiver com um portátil pode assistir não apenas à programação de sua TV de casa como também pode acessar televisores de amigos, por exemplo, que estejam nos Estados Unidos ou na Europa, desde que tenham em casa a caixinha da Sling Media e autorizem o acesso.

Phashar não divulgou detalhes da operação com a TVA, mas acredita que o lançamento deverá ocorrer ainda neste ano no Brasil. Nos Estados Unidos, a caixinha Sling é vendida em diversas configurações, com preços variando de US$ 179 a US$ 300; o software para notebooks é gratuito, mas o para aparelhos como o Blackberry custa US$ 30 para baixar.

O jornalista RODOLFO LUCENA viajou a Barcelona a convite da Nokia

Travesseiro Bluetooth !!!!

Só faltava essa...
__________________________

Travesseiro com Bluetooth permite fazer ligações da cama

FELIPE MAIA

Enviado especial da Folha Online a Hannover (Alemanha)

Especializada em transformar produtos normais em acessórios tecnológicos, a marca austríaca Urban Tool espera lançar ainda neste ano um travesseiro com conexão Bluetooth, que pode ser sincronizado com um aparelho de telefone. A idéia do aparelho é fazer com que as pessoas possam atender o celular ou fazer ligações sem sair da cama.

O novo produto foi apresentado durante a Cebit 2008, maior evento de tecnologia do mundo, que começou na terça-feira (4) e acaba neste domingo (9), em Hannover, na Alemanha.

O travesseiro vem com controle de volume e tem autonomia para oito horas de conversa e 300 horas em stand-by. Deve chegar às lojas no Natal, a um preço de 350 euros (R$ 903).

Para o ano que vem, a Urban Tool planeja lançar um suporte para o iPhone em forma de bicho de pelúcia. O foco do produto, chamado Urban McHugky, são usuários um tanto desajeitados, que perdem o aparelho em razão de suas dimensões ou que têm dificuldades em manter limpa a tela sensível ao tope.

Com dimensões consideráveis, o Urban McHugky é mais fácil de ser achado e protege a tela do celular da Apple. Quando o iPhone começa a tocar, os olhos do bicho de pelúcia começam a brilhar.

No ritmo

Durante a feira, a marca austríaca Urban Tool também desfilou um colete que permite ao usuário controlar o iPod por meio de botões presentes na roupa. É possível escolher o arquivo, ajustar o volume e fazer parar ou começar a música.

Os botões são feitos com fios de cobre inseridos no tecido: ao serem pressionados, eles enviam a mensagem para o iPod, que deve ficar acoplado à roupa. De acordo com a empresa, o colete, que foi feito especialmente para ouvir música durante a prática do esporte, pode ser lavado normalmente, sem risco de choques ou estragos. O produto foi lançado no ano passado, em uma edição limitada de 2.000 unidades, mas ainda há alguns exemplares disponíveis no mercado, ao preço de 100 euros (R$ 258).

A Urban Tool deve lançar ainda neste ano uma bolsa com as mesmas características. O usuário poderia, então, controlar o aparelho sem precisar tirá-lo do compartimento.

Mobile Marketing

De olho nos 120 mi de aparelhos celulares, empresa responsável por ditar as regras do mobile marketing no mundo chega ao brasil, veja trecho de O Globo.
____________________________

RIO - Vai ser lançada oficialmente no Brasil, ainda este mês, uma filial da Mobile Marketing Association (MMA), entidade responsável por determinar as diretrizes e moldes das ações de marketing no celular"

Nokia segue na frente !!!!!

BBC divulga o ranking dos celulares mais vendidos. Nokia segue na frente com quase a metade do número de celulares comercializados no mundo.
____________________________

Strong demand for mobile phones

Global demand for mobile phones remains strong, despite economic uncertainty in rich nations and rising food prices in poorer countries.
Consultancy firm Strategy Analytics says 282 million handsets were shipped worldwide in the first three months of 2008, up 14% from a year ago.
The growth was driven by rising demand in markets such as Africa and Asia.
Nokia maintained its dominant position with a 40.9% market share but shipments of LG and Samsung phones grew fastest.
Motorola, Sony Ericsson and Apple lost market share in the quarter.
'Motorola's 10% global market share is at the lowest level since our records began,' Strategy Analytics said.
'It is in real danger of being overtaken by LG.'
It said Motorola's handsets were 'unexciting', while LG's 'good looking' and 'feature rich' handsets were popular amongst consumers.

Handset market share
Nokia 40.9%
Samsung 16.4%
Motorola 9.7%
LG Electronics 8.6%
Sony Ericsson 7.9%
Others 16.4%
Source: Strategy Analytics

Demand for mobile phones was most brisk in emerging markets, particularly in Africa and Asia.

It said that rocketing food prices in developing countries and the financial crisis affecting richer countries had so far had limited impact on demand for mobile handsets.
Strategy Analytics forecasts demand will continue to rise, but at a slightly slower rate.
It predicts 290 million handsets will be sold in the second quarter of this year, up 12% from the same period a year earlier."

Seminários Info - Internet Móvel

Seminário sobre Internet Móvel mais informações:

Seminários Info - Internet Móvel