31 outubro, 2007

E o Imperio Google continua aumentando...

Agora a Google vai lançar um celular e um sistema operacional próprio, o que mais eles querem dominar ?!?!?!?!

Celular do Google chega ao mercado em 2008, diz jornal

da Folha Online

O Google vai lançar celulares com seus softwares em 2008, informou nesta terça-feira (30) o "The Wall Street Journal". O anúncio da companhia deve acontecer em duas semanas, segundo o jornal.

Fotomontagem

Celular com sistema do Google chega ao mercado em 2008, diz "Wall Street Journal"
Os celulares equipados com software do Google devem trazer aplicações da companhia como o Google Maps, YouTube e Gmail. Segundo o jornal, os aparelhos não seriam fabricados pela gigante das buscas, mas por empresas como HTC ou LG Eletronics.

A parte mais importante do plano, de acordo com a publicação, é que o Google tem objetivo de deixar o software dos futuros celulares abertos, incluindo o sistema operacional dos aparelhos. Isso permitirá a produtores de software independentes acessar ferramentas que precisam para criar recursos adicionais para os celulares.

O Google agiu rapidamente durante o último ano para ampliar seu alcance para além da publicidade baseada em textos e resultados de buscas, ingressando em uma série de mercados, incluindo vídeo on-line, televisão, rádio e publicidade impressa.

As operadoras de celular estão dificultando a entrada da companhia no mercado de telefonia. São opositoras sobretudo de o Google oferecer um aparelho recheado com seus recursos. De acordo com reportagem divulgada neste semestre pelo norte-americano "The Boston Globe", o aparelho seria mais simples do que um iPhone e parecido com um Blackberry.

Playlist com Acesso Remoto

Seguindo a idéia do LAST.FM o winamp permite acessar remotamente nossas playlist criada no software. Basta que o computaor/servidor esteja ligado ?!?!?!?!



Winamp 5.5 tem excessos e é pouco prático

GUSTAVO VILLAS BOAS

da Folha de S.Paulo

A grande atração do novo Winamp 5.5 (gratuito, em www.winamp.com), lançado neste mês, é o Winamp Remote, que permite que você acesse as músicas guardadas em um computador de outros micros, dispositivos de mão sem fio e até videogames. Ou seja, de qualquer ponto com acesso à internet, dá para ouvir a biblioteca sonora guardada em casa.

Reprodução

Programa Winamp, além de gerenciar as músicas e os vídeos do computador, acessa rádios e televisões on-line
Mas atenção: o computador servidor --aquele em que as canções estão armazenadas-- tem que estar ligado com o serviço Winamp Remote conectado. No computador em que o internauta vai ouvir a música, basta acessar o site com o nome de usuário e a senha.

A boa novidade perde muito fôlego quando comparada com o um pouco mais antigo Anywhere.FM, em que as músicas são guardadas no servidor do site.

Em um dos computadores em que o programa foi testado, equipado com o Windows XP, o Remote não conectava e não mostrava nenhuma mensagem de erro. O firewall não chegava nem a ser acessado, e o programa foi reinstalado uma vez, além de experimentado com o firewall totalmente desabilitado. O pior: sem conectar, não foi possível acessar as configurações para tentar resolver o problema.

Excesso

O Winamp, além de gerenciar as músicas e os vídeos do computador, acessa rádios e televisões on-line, a partir da ShoutCastTV. A programação é uma mistura de conteúdo adulto com trechos de clipes piratas, em sua maioria. A imagem, em geral, é sofrível.

O Winamp também tem um navegador para a internet embutido, serve como software para gravação de CDs e possui um catálogo de podcasts. Ele sincroniza com o iPod, segundo a empresa.

Outro recurso é o Dashboard, uma espécie de página inicial como a do Google ou a do Netvibes. É possível mudar de posição as caixinhas que existem lá, mas, por enquanto, nada de o usuário adicionar seus próprios endereços de conteúdo; o Dashboard está limitado a uma seleção já pronta, pouco variada, mas promete mudar isso.

Para piorar, no layout que vem com o programa, os módulos ficam espremidos entre o menu e uma propaganda nada discreta. Aliás, publicidade não falta no Winamp.

No lugar de tantos apetrechos, o desenvolvedor deveria investir na interface e em uma ajuda on-line mais caprichada. A maior parte das informações de como usar o programa está em um fórum tocado pelos usuários --e muitas são as dúvidas de como usar o Winamp Remote, a grande atração do software.

O lançamento ainda é recente e, por isso, os fóruns ainda são bastante fracos em informações.

O Winamp tem uma curiosidade em suas versões. Passou da 3.0 diretamente para a 5.0. A explicação: essa última versão soma o melhor da 2.0 com o da 3.0. Provavelmente, nesse caminho, ficou perdida a usabilidade do programa, que aposta no excesso em detrimento da prática.

26 outubro, 2007

TV Brasil

São dados os primeiros passos para a implantação da Empresa Brasil de Comunicação - EBC:



TV BRASIL - GOVERNO PUBLICA MP COM AS PRIMEIRAS DEFINIÇÕES

A nova empresa será vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A MP também estabelece a composição das instâncias de administração da empresa e seus mecanismos de financiamento, além de determinar que todos os operadores de TV por assinatura disponibilizem um canal para a EBC e outro para o Poder Executivo.

A EBC terá sede no Rio de Janeiro, escritório central em Brasília e surgirá a partir da união do patrimônio e das equipes da Radiobrás com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que coordena a TVE do Rio. A empresa será uma S/A e seus funcionários serão contratados mediante concurso, mas seguirão o regime trabalhista da CLT. A empresa poderá ter acionistas minoritários, mas 51% do capital deverão pertencer à União.

Administração e conselho curador

A administração da TV pública será realizada pela diretoria executiva, cujo diretor executivo (o nome da jornalista Tereza Cruvinel já foi confirmado para o cargo) e o diretor geral serão nomeados pelo presidente da República. Outros seis membros serão nomeados por um Conselho Administrativo, composto por uma pessoa indicada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, pelo diretor presidente da empresa, por um conselheiro indicado pelo ministro do Planejamento, um conselheiro indicado pelo ministro das Comunicações e um último indicado conforme o estatuto da empresa.

Já o Conselho Curador da EBC terá 20 membros, sendo quatro ministros de Estado, um representante dos funcionários e quinze representantes da sociedade civil, indicados na forma do Estatuto, segundo critérios de "representação regional, diversidade cultural e pluralidade de experiências profissionais". Os primeiros conselheiros da sociedade civil serão escolhidos pelo presidente da República, podendo ser demitidos por ele mediante provocação de três quintos do próprio conselho.

Os primeiros conselheiros da sociedade civil terão mandatos de dois e quatro anos, para que a renovação do conselho não aconteça de uma única vez. Posteriormente, os mandatos serão de quatro anos. Ainda não está definida a forma de indicação dos conselheiros da sociedade civil após o término do primeiro mandato. O estatuto da EBC, que será publicado por decreto do Poder Executivo, deve determinar a realização de uma consulta pública para definir como será feita a renovação das vagas da sociedade civil no Conselho Curador.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, caberá ao Conselho Curador aprovar as diretrizes educativas, artísticas, culturais e informativas integrantes da política de comunicação propostas pela diretoria; zelar pelo cumprimento dos princípios e objetivos previstos na medida provisória; opinar sobre matérias relacionadas ao cumprimento dos princípios e objetivos previstos na medida provisória; aprovar a linha editorial de produção e programação proposta pela diretoria executiva e manifestar-se sobre sua aplicação prática; e deliberar, por maioria absoluta, sobre imputação de voto de desconfiança aos membros da diretoria "no que diz respeito ao cumprimento dos princípios e objetivos desta medida provisória".

Diretrizes e responsabilidades

Segundo a MP, a Empresa Brasil de Comunicação (e todo o serviço de radiodifusão pública prestado no País) terá como diretrizes a complementação ao sistema privado; promoção do acesso à informação por meio da pluralidade de fontes de produção e distribuição do conteúdo; a produção e a programação com finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas e informativas; promoção da cultura nacional, com estímulo à produção regional e à produção independente, todos estes objetivos previstos na Constituição a qualquer radiodifusor. São princípios ainda da nova empresa: atuação de forma autônoma em relação ao Governo Federal para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão e ter a participação da sociedade civil no controle da aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão, respeitando-se a pluralidade da sociedade brasileira.

A EBC deverá implantar e operar as emissoras e explorar os serviços de radiodifusão pública sonora e de sons e imagens do Governo Federal; implantar e operar as suas próprias redes de repetição e retransmissão de radiodifusão; estabelecer cooperação e colaboração com entidades públicas ou privadas que explorem serviços de comunicação ou radiodifusão pública, mediante convênios ou outros ajustes, com vistas à formação da Rede Nacional de Comunicação Pública; produzir e difundir programação informativa, educativa, artística, cultural, científica, de cidadania e de recreação; promover e estimular a formação e o treinamento de pessoal especializado, necessário às atividades de radiodifusão, comunicação e serviços conexos; prestar serviços no campo de radiodifusão, comunicação e serviços conexos, inclusive para transmissão de atos e matérias do Governo Federal; distribuir a publicidade legal dos órgãos e entidades da administração federal; exercer outras atividades afins, que lhe forem atribuídas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República ou pelo Conselho Curador.

Financiamento

A MP prevê uma diversidade de fontes de financiamento para a EBC. São elas: dotações orçamentárias; exploração dos serviços de radiodifusão pública; prestação de serviços a entes públicos ou privados, da distribuição de conteúdo, modelos de programação, licenciamento de marcas e produtos e outras atividades inerentes à comunicação; doações, legados, subvenções e outros recursos que lhe forem destinados por pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado; publicidade institucional de entidades de direito público e de direito privado, a título de apoio cultural, incluindo o patrocínio de programas, eventos e projetos; publicidade institucional de entidades de direito público e de direito privado, voltada a programas, eventos e projetos de utilidade pública, de promoção da cidadania, de responsabilidade social ou ambiental; distribuição da publicidade legal dos órgãos e entidades da administração pública federal, por mecanismos de incentivo fiscal; acordos e convênios que realizar com entidades nacionais e internacionais, públicas ou privadas; e qualquer outra renda. Só não é admitida a veiculação de anúncios de produtos e serviços.

Estrutura

A Empresa Brasil de Comunicação poderá contratar funcionários temporariamente na fase de sua implantação (máximo de 36 meses) e admite também a contratação de pessoal artístico, audiovisual e jornalístico sem concurso para projetos específicos. A nova emissora incorporará imediatamente ativos e pessoal da Radiobrás, mas no caso da TVE a questão é mais complicada. Como há um contrato de gestão entre a União e a Acerp, este contrato será repactuado para se adaptar à MP. Também serão revertidos para a EBC os bens permitidos, cedidos ou transferidos para a Acerp pela União.

A íntegra do texto da MP está disponível em www.sinterpba.org.br

Com informações da Agência Brasil e da Tela Viva News.

25 outubro, 2007

Driblando os Hotspots !!!!

Olha aí ! Em algum post passado levantei essa bola...

Minimodem USB dá liberdade para acessar internet pelo laptop

GUSTAVO VILLAS BOAS
da Folha de S.Paulo
Esqueça a caça por um ponto Wi-Fi. O aumento da venda de notebooks neste ano veio acompanhado de um novo equipamento oferecido pelas operadoras de telefonia celular --o minimodem USB.

Menor do que um mouse convencional, o minimodem dá mais liberdade a um notebook --é só estar sob a cobertura de uma rede de celular que acesse também a internet para sair navegando e mandando e-mails.

Os preços, para uma quantidade apenas razoável de tráfego de dados, ainda são altos, e é preciso pagar pelo modem nos pacotes mais simples das operadoras Claro, TIM e Vivo.

Antes, os notebooks podiam usar cartões PCMCIA, que continuam disponíveis, com a mesma função. Mas o conector para esse acessório é hoje menos comum.

E os computadores de mesa têm entrada USB e podem receber o modem para acesso pela rede celular a internet --uma solução para lugares onde a banda larga ainda não chegou. Ou seja, a novidade é mais versátil.

Os serviços são uma ótima opção de internet móvel --o modem USB pode ser carregado no bolso, e, mesmo no trânsito, permite navegar na internet sem soluços quando está nas redes de maior velocidade das operadoras.

17 outubro, 2007

Objeto de Estudo

Em minha fase de pesquisa no doutoramento na Facom/UFBA, tenho me dedicado à investigação do cosnumo da informação através da conexão Bluetooth em artefatos móveis. Portanto, desde já, peço a colaboraçao de vcs no tocante ao tema. Segue uma aplicação desta conexão no consumo de informações publicitárias.

************************************



Marketing de Rede (sem-fio)

A Tellvox está com uma campanha muito interessante, disponibilizando em diversos pontos de venda, como os cafés Suplicy e o Fran's Café terminais Bluetooth, divulgando uma campanha do novo Fiat Palio. O cliente passa perto do cartaz, onde é convidado a habilitar o Bluetooth em seu celular. Feito isso ele recebe um conteúdo promocional, multimídia. É a primeira campanha usando essa tecnologia no Brasil.

Isso vem sendo prometido desde antes da homologação do Bluetooth, mas é uma estratégia com data certa para acabar. Hoje isso "vende" por ser legal, ser novidade. É o Marketing de Curiosidade. Quando deixar de ser raro e curioso, vai se tornar um incômodo. Simmm, amigos marketeiros. Embora um leitor tenha comentado, no blog do Michel Lent que é legal pois não é SPAM, o leitor aceita se quiser, lembro que esse É o argumento de todo spammer. Você só abre o email se quiser.

No momento em que se tornar hábito andar com o Bluetooth habilitado o tempo todo, receber mensagens toda hora que você passa por uma loja pode não ser tão legal assim. Sem contar a parte da segurança. O Mundo Nokia já tem seus vírus soltos por aí.

Qual a saída quando a novidade acabar? Simples, incentivos. Como o pessoa do DeGustibus costuma lembrar, incentivos funcionem. "Assista nosso mini-comercial e ganhe 5 torpedos para seu celular". Aí sim estamos conversando.

Mesmo assim a idéia como existe já é muito boa, vai render bastante dinheiro para os envolvidos, e muito assunto em mesa de bar para o público. Só discordo do Leonardo Xavier, do Mobilizado, ao dizer que esse tipo de ação respeita mais a privacidade do consumidor do que a ação tradicional, com promotoras distribuindo panfletos. Essas promotoras invariavelmente são gatinhas, escolhidas a dedo, cheirosas e formosas, eu quero mais é que NÃO respeitem minha privacidade ;)

Para nao perder um capitulo da novela...

Uma matéria da Folha On Line mostrando um novo hábito no consumo da informação: ver televisão pelo celular.

*****************************


Mais de 30% dos celulares vendidos no Japão já vêm com TV

da France Presse, em Tóquio

Mais de 30% dos telefones celulares vendidos no Japão nos últimos meses estão equipados com um receptor que lhes permite captar a televisão digital terrestre móvel. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Associação de Industriais da Eletrônica japonesa.

Mais de 30% dos telefones celulares vendidos no Japão sintonizam sinal de televisão
Dos aproximadamente 21,95 milhões de celulares vendidos entre abril e final de agosto, 21,73 milhões (99%) são modelos de terceira geração (3G) ou posteriores (3,5G), dos quais 6,67 milhões estão equipados com um sintonizador de televisão.

Esse equipamento permite aos usuários receber o sinal digital dos canais de televisão hertzianos tradicionais.

A proporção de celulares com televisão aumenta a cada mês e já alcança 36,7% dos aparelhos vendidos em agosto, informou a associação.

E o Radio Digital? Ainda uma Promessa...

Mais uma vez o rádio fica atrás da tv no que se refere a evolução tecnológica. No Brasil, a FM só veio surgir na década de 60, quando a TV já era colorida (e isso por que a TV demorou quase 20 anos surgir após a invenção do rádio !!!!), e agora a Rádio Digital que parecia sair na frente da TV ficou para trás. Por que será !?!?!?!?!?!

************************

Definição sobre rádio digital deve ficar para 2008

Missão brasileira vai aos Estados Unidos para identificar problemas do sistema Iboc

Alexandra Bicca

16/10 - 15:23

O assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, André Barbosa, disse nesta terça-feira, 16, em audiência pública na Comissão de Educação do Senado, que o Rádio Digital "tem assustado a Casa Civil". Barbosa explicou que a viabilidade de apenas um dos sistemas disponíveis no mercado preocupa pelo fato de o Brasil não ter muitas escolhas nesse processo de negociação.

"Queremos ter uma alternativa para poder negociar melhor. Na TV Digital, nós tivemos essa alternativa; no rádio fica difícil", afirmou o assessor especial da Casa Civil.

Barbosa informou também que governo brasileiro deverá visitar universidades e emissoras de rádio norte-americanas para conhecer melhor o sistema Iboc. De acordo com ele, essa seria uma oportunidade para o governo brasileiro tirar as dúvidas sobre esse sistema que é o único que se enquadra ao perfil das emissoras de rádio do país, mas que ainda recebe muitas críticas sobre o aspecto técnico. Barbosa explicou que o fato de os europeus do DRM não estarem demonstrando interesse em adequar o seu sistema ao modelo brasileiro está levando a uma aproximação do Iboc, por esse permitir a operação sobre as mesmas banda e freqüência.

Ele disse que a proposta que começa a ganhar força é do Brasil começar um trabalho sobre a plataforma do Iboc; assim, em seis meses seria possível apresentar um sistema brasileiro.

15 outubro, 2007

Mais uma, Mais uma !!!!!

Mais uma cidade digital. Agora é a vez da terra natal do presidente Lula: Garanhuns (PE).

Governo vai instalar internet sem fio na cidade natal de Lula

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O Ministério das Comunicações assinou nesta quarta-feira convênio para a instalação de rede de internet sem fio na cidade de Garanhuns (PE), onde nasceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e em Caetés (PE). A rede cobrirá escolas públicas, postos de saúde, telecentros e praças.

A Motorola doará equipamentos e instalará a rede sem fio --em investimento estimado de US$ 480 mil. A Dell fará as doações de 100 computadores e a Embratel cederá as freqüências. O governo entrará com a rede de conexão, cedida pela Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco).

"Tenho absolutamente certeza de que irá acontecer o que já verifiquei em outras cidades do Brasil. A cidade dá um salto. É extraordinário o progresso das crianças, dos estudantes, dos pequenos comerciantes", ressaltou Coatá.

O ministro das Comunicações disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da inauguração, que ocorrerá até o fim do ano.

Garanhuns tem 121,8 mil habitantes e Caetés 25,1 mil habitantes. De acordo com a assessoria do Ministério das Comunicações, o projeto Cidades Digitais ocorre em cerca de 20 municípios, entre eles Tiradentes (MG), Ouro Preto (MG), Piraí (RJ), Parintins (AM) e Barreirinhas (MA).

Wifi Solidario: Compartilhe uma rede com seu vizinho !

Uma fusão de empresas multimídia incentiva a rede sem fio compartilhada... uma socialização wifi !!!



BT Fon cria a maior rede Wi-Fi gratuita do mundo

Tele britânica e operadora espanhola anunciam uma "rede wireless do povo", de alcance internacional, enquanto a McDonald's oferece acesso gratuito em 1,2 mil restaurantes do Reino Unido

Cibele Santos

08/10 - 18:55

O BT Group, maior provedora de serviços de telecomunicações e internet do Reino Unido, e a Fon, operadora de hotspots da Espanha, aliaram-se para criar a BT Fon, que, segundo as empresas, é "a maior comunidade Wi-Fi do mundo".

Anunciado nesta segunda-feira, 8, o acordo assinado no final da semana baseia-se na expectativa de que "centenas de milhares" dos 3 milhões de assinantes ADSL da British Telecom aceitarão compartilhar suas conexões Wi-Fi domésticas ("home hubs") com outros assinantes, em troca de acesso gratuito à rede internacional de 190 mil hotspots operados por usuários da Fon, espalhados por países que incluem Japão, Estados Unidos, Espanha e França.

Todos os 3 milhões de assinantes do Total Broadband, o pacote mais caro da BR (mensalidade a partir de 22,99 euros mais 15 euros do aluguel da linha), estão habilitados a participar da "rede do povo" (eles também poderão participar da Openzone, da BT, que fornece cobertura Wi-Fi no Reino Unido e inúmeros mercados internacionais). Do total, cerca de 2 milhões já possuem um roteador wireless "home hub" -- as caixas plugadas na linha telefônica que transmitem o sinal Wi-Fi em banda larga para toda a residência, e que, segundo a BT, serão transformadas em verdadeiros "transmissores públicos". Para participar da rede, os usuários de banda larga deverão baixar a aplicação da BT Fon e concordar em ceder meio megabit da sua conexão aos membros da Fon.

"Este é o começo de uma coisa muito excitante para a BT. Estamos lançando uma rede Wi-Fi para o povo, que um dia poderá cobrir cada rua da Inglaterra", disse Gavin Patterson, diretor administrativo da divisão de consumo da empresa.

Martin Varsavsky, fundador da Fon, sediada em Madri, mostra o mesmo entusiasmo: "Desde o começo os usuários da Fon acreditaram no conceito de compartilhamento e na possibilidade de participar da construção de algo importante, que beneficiará a todos".

Como parte do acordo, a BT comprará uma fatia da Fon, de valor não revelado, juntando-se a um seleto time de investidores que já incluem Google, Skype, eBay, Index Ventures e Sequoia Capital.

McDonald's
Em comunicado paralelo, a McDonald's anunciou que, a partir desta segunda-feira, seus 1,2 mil restaurantes do Reino Unido começarão a oferecer acesso Wi-Fi gratuito aos seus frequentadores - mesmo, enfatiza, "àqueles que não comprarem um hamburguer".

Quando o serviço estiver completo, dizem os observadores, a gigante norte-americana de fast food se tornará a maior provedora de acesso wireless gratuito do RU, respondendo por cerca de 10% de todos os 12 mil hotspots da Inglaterra - hoje fornecidos principalmente por The Cloud, BT e T-Mobile, além de operadoras menores.

Para a McDonald's, o usuário comum que paga cerca de £ 5 num café por uma hora semanal de uso de Wi-Fi poderá economizar até £ 260 por ano se usar o serviço gratuito. Além disso, observou Steve Easterbrook, presidente da McDonald's Restaurants, "nunca houve tanta demanda como hoje por acesso à internet em trânsito, seja via laptops, celulares, PDAs ou mesmo consoles de games".

A McDonald's já oferece Wi-Fi em muitos locais dos EUA, mas o serviço é gratuito apenas para os frequentadores que usam o Nintendo DS - os restantes pagam "um fee nominal". Um dos efeitos da sua iniciativa do Reino Unido, acredita a empresa, será a redução do preço de acesso de outros serviços premium.

08 outubro, 2007

Clipe de Baixissimo Custo

Uma saída para bandas que estão sem grana para produzir seu clipe...



Banda filma primeiro clipe com o celular

Depois das músicas "Peach" e "Lump", você nunca mais deve ter ouvido falar do Presidents of the United States. E não é por causa da música que você vai ouvir falar deles agora. A banda é a primeira a lançar um clip filmado completamente com um celular.

O diretor Grant Marshall estava com a idéia da cabeça e não encontrou banda nenhuma que topasse (por que será?). O Presidents gostou e filmou o vídeo da música "Some Postman" em um dia com um celular Sony Ericsson. Os arquivos foram mandados via Bluetooth para um Mac e editados.

Carteira Virtual

Primeiro foi o relógio, depois o computador, agora o celular vai incorporar mais uma função: a carteira !!!! Transações bancárias em diversos níveis estão sendo realizadas pelo telefone celular:

Hold on, my wallet is ringing

In developing nations around the world, people who don't have bank accounts use their cellphones to transfer money and even make purchases.

By Oliver Teves

The Associated Press

October 8, 2007

SAN MIGUEL, PHILIPPINES — It's Thursday, so 18-year-old Dennis Tiangco is off to the bank to collect his weekly allowance, zapped by his mother -- who's working in Hong Kong -- to his electronic wallet: his cellphone.

At a branch of GM Bank in the town of San Miguel, Tiangco fills out a form and sends a text message via his phone to a bank line dedicated to the money transfer service.

In a matter of seconds, the transaction is approved and a teller gives him 2,500 pesos ($54), minus a 1% fee. He doesn't need a bank account to retrieve the money.

More than 5.5 million Filipinos now use their cellphones as virtual wallets, making the Philippines a leader among developing nations in conducting financial transactions over mobile networks.

Mobile banking services, which are also catching on in Kenya and South Africa, enable people who don't have bank accounts to transfer money easily, quickly and safely. It's spreading in the developing world because mobile phones are much more common than bank accounts.

The system is particularly useful for the 8 million Filipinos -- 10% of the country's citizens -- who work overseas and send money home, such as Tiangco's mother, Anna Tiangco. Previously, she sent money via a bank wire transfer, which took two days to clear. The cellphone method is nearly instantaneous.

"The good thing here is, wherever my children are, they can text me and I can send money immediately," she said by telephone from Hong Kong.

Consumers also can "store" limited amounts of money on their cellphones to buy things at stores that participate in the network -- though this practice isn't yet widespread in the Philippines.

Many more Filipinos use their phones to send airtime values, called loads, to prepaid subscribers. A parent, for example, can send a 60-peso load to replenish a child's cellphone.

Japanese and South Korean consumers have been using cellphones as virtual wallets for several years, but their systems use a computer chip in the handset that enables them to make purchases by waving the phone in front of a sensor. The Philippine system relies on simple text messages.

The 41 million cellphone users in the Philippines are avid texters. Text messages played a key role in mobilizing crowds that fueled the 2001 "people power" revolt that ousted President Joseph Estrada.

The Philippines' two biggest mobile service providers, Globe Telecom and Smart Communications, have harnessed this penchant for text messaging to enable consumers to enter the world of e-commerce.

Tapping into the cash flow from overseas Filipinos -- who sent home $12.7 billion last year -- Globe and Smart forged partnerships with foreign mobile providers and banks, as well as with local banks and merchants, to create a network that enables users to send and receive cash internationally.

When Anna Tiangco wants to send cash home, for example, she goes to a branch of her local mobile phone provider, Hong Kong CSL Ltd., where a clerk credits her cellphone with the amount she has brought with her. She then transfers the money to family members via text messages -- in essence instructing her providers to transfer money from her balance to the recipients she indicates.

If a cellphone loaded with cash values is lost or stolen, the money can be tapped by using the owner's personal identification number. Control over the funds can be restored with a replacement electronic identification module from either mobile provider.

The system was "built for remote payments and for the unbanked markets," said Rizza Maniego Eala, president of G-Xchange, Globe's subsidiary in charge of its G-Cash money transfer service.

Eala said her company's 500,000 G-Cash users transfer about $100 million monthly, but she declined to say how many transactions involved remittances from overseas.

Smart offers a slightly different money transfer system, used by about 5 million Filipinos, that links cash or a debit card to a cellphone.

Users load phones with money via text messages. The accompanying debit card, which costs 200 pesos but does not require a bank account, can then be used to purchase goods in establishments that accept MasterCard, or to withdraw cash from an ATM.

Smart Communications spokesman Ramon Isberto says that every time the recipient spends the money, the sender receives a transaction message. That enables the sender to see how the funds are used.

"The added value there now is that Filipinos overseas have greater control over their funds. Believe me, that is important to them," he said.

Smart and the United Arab Emirates' leading telecommunications operator, Etisalat, have agreed to provide money transfer service to hundreds of thousands of Filipinos in the Middle East. Smart also will soon launch a remittance system in Bahrain in partnership with MTC-Vodafone and Ahli United Bank there, and Banco de Oro in the Philippines, Isberto said.

"The bank products remain clearly bank products. We positioned ourselves as an enabler for banks and other financial institutions to provide products and services to their customers in ways they would otherwise not have been able to," he said.

Aside from transferring cash and making purchases, both Globe and Smart also enable their users to pay bills with their phones. Anna Tiangco said she paid her family's electric bills in San Miguel from Hong Kong via text messages, just like she sent money.

"Even if we are far apart, it's like we are still together," she said. "This is like my wallet now."

Personal Celular Fitness

O Celular que vai te ajudar a perder uns quilinhos..

Cell Phone Checks Heart Rate, Breath

October 4, 2007
By Reuters

TOKYO—Worried that you're not getting enough exercise or that you've eaten way too much garlic? A Japanese firm has come up with a phone that can help.

The handheld phone, equipped with various devices that can measure your pulse or the amount of steps you've taken in a day, dispenses health advice after you've punched in statistics such as gender, age and weight.

And you can also exhale into the phone and it will tell you whether its time to reach for the breath mints.

"Our primary target groups would be fat-fighting, middle-aged businessmen and young women on diets," said Kentaro Endo, a spokesman for NTT DoCoMo.

A recent government survey found that on average, Japanese men in their 40s were fatter than they were 12 years ago, mainly due to lack of exercise, while women in the same age group were slimmer because they were more health conscious.

Copyright (c) 2007Ziff Davis Enterprise Inc. All Rights Reserved.

McWiFi Feliz !!!!

É isso !!! No Reino Unido, as lanchonetes Mc donalds oferece acesso à internet grátis, enquanto outros hotspots cobram o valor de 5 pounds por hora. A rede sozinha é responsável por 10 % dos hotspots do Reino Unido são 1200 pontos de acesso num total de 11. 477 pontos disponíveis):


McDonald's Launches Free Wi-Fi in UK Restaurants
October 6, 2007

LONDON (Reuters)—Fast food chain McDonald's said on Saturday it would offer free wireless Internet access across its 1,200-strong restaurants in the UK, making it the country's biggest provider of free wireless broadband access.
The move reflects increasing competition in the UK's broadband market dominated by contract or pay-as-you-go services, where a regular hotspot user usually has to pay around 5 pounds ($10.18) for an hour log-on.

On Thursday, Britain's top fixed-line carrier BT Group said it had teamed up with Wi-Fi crusader FON to allow more than three million UK broadband customers to use hundreds of thousands of hotspots for free.

There are around 11,477 Wi-Fi hotspots in the UK and major service providers include The Cloud, BT, and Deutsche Telecom's T-Mobile.

McDonald's service will account for about 10 percent of the total Wi-Fi hotspots.

Copyright (c) 2007Ziff Davis Enterprise Inc. All Rights Reserved.